A adaptabilidade no uso das TIC na América Latina durante a pandemia causada pela COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.32719/25506641.2023.13.5Palavras-chave:
redes sociais, brecha digital, educação, transformação digital, pandemiaResumo
A declaração de pandemia a causa do surgimento e da disseminação mundial da COVID-19 provocou enormes mudanças em diversos âmbitos da sociedade, mudanças às que as pessoas tiveram que se adaptar e utilizar a tecnologia como meio para continuar. A presente investigação, tem como objetivo identificar de que maneira a América Latina se adaptou à pandemia por meio do uso das TIC. Tomaram-se como referência diversos estudos relacionados ao trabalho, à educação e à interação social, bem como estatísticas em matéria de tecnologia e inovação. A metodologia foi revisão sistemática de literatura (SRL). Com quatro fases: planejamento, seleção, extração e execução. Os resultados obtidos mostram que empresas como Zoom, Meta e TikTok aproveitaram o momento e escalaram exponencialmente; quanto à educação superior, surgiram muitas interrogantes acerca da qualidade da educação e se transitou de maneira emergente de uma modalidade presencial a uma virtual. A América Latina acelerou consideravelmente sua transformação digital e se espera que a curto e mediano prazo continue esta tendência como resposta ao efeito da pandemia.
Downloads
Referências
Andrade, Pablo, Catalina González, Julio Mateus, Sebastian Novomisky y Cecilia Ugalde. 2022. “Perspectivas docentes para una agenda crítica en educación mediática post COVID-19: estudio comparativo en Latinoamérica”. Comunicar 30 (70): 47-57. 10.3916/C70-2022-01.
Asselin, Christopher. 2022. “TikTok: cifras y estadísticas clave en España, Latam y el mundo 2022”. Accedido febrero de 2022. https://bit.ly/3wiZaDw.
Atlántico. 2021. “La transformación digital de América Latina 2021”. Accedido febrero de 2022. http: https://www.atlantico.vc/2021transformacion-digital-america-latina.
Belli, Luca, y Nicolo Zingales. 2021. “Data Protection and Social Emergency in Latin America: COVID-19, a Stress Test for Democracy, Innovation, and Regulation”. International Data Privacy Law 11 (1): 1-2. https://doi.org/10.1093/idpl/ipab006.
Blanco, Adrián. 2021. “América Latina post Covid-19: riesgos y oportunidades del nuevo ciclo económico”. Análisis del Real Instituto Elcano 65 (8): 1-10. https://bit.ly/3L1a46i.
Cabero-Almenara, Julio, y Carmen Llorente-Cejudo. 2020. “Covid-19: transformación radical de la digitalización en las instituciones universitarias”. Campus Virtuales 9 (2): 25-32. https://bit.ly/3JjyQ2j.
Cid, Camilo, y María Luisa Marinho. 2022. Dos años de pandemia de COVID-19 en América Latina y el Caribe: reflexiones para avanzar hacia sistemas de salud y de protección social universales, integrales, sostenibles y resilientes. Santiago: CEPAL. https://www.cepal.org/es/publicaciones/47914-anos-pandemia-covid-19-america-latina-caribe-reflexiones-avanzar-sistemas-salud.
Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). 2020. Las oportunidades de la digitalización en América Latina frente al Covid-19. Santiago: CEPAL. https://bit.ly/3wiwMkX.
---. 2021. Universalizar el acceso a las tecnologías digitales para enfrentar los impactos del Covid-19. Santiago: CEPAL. https://bit.ly/39ChlMS.
Dreez-Groos, Franz, y Pepe Zhang. 2021. “El escaso acceso digital frena a América Latina y el Caribe. ¿Cómo solucionar este problema?”. Accedido febrero de 2022. https://bit.ly/3wi3cfp.
Fernández, Natalia, María Luisa Rivero y José Ricis. 2020. “Brecha digital en tiempo del COVID-19”. Hekademos: Revista Educativa Digital (28): 76-85. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7602854.
Freixas, Jordy. 2022. La transformación digital de la mano del cloud computing y DevOps. Barcelona: Universitat de Barcelona. https://bit.ly/39RT3Pn.
García, Judith, y Jesús García. 2022. “The Digital Divide of Know-How and Use of Digital Technologies in Higher Education: The Case of a College in Latin America in the COVID-19 Era”. International Journal of Environmental Research and Public Health 19 (6): 33-58. https://doi.org/10.3390/ijerph19063358.
Giannini, Stefanía. 2020. “Covid-19 y educación superior: de los efectos inmediatos al día después”. Revista Latinoamericana de Educación Comparada (RELEC) 11 (17): 1-57. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7502929.pdf.
Gómez Castaño, Laura. 2020. “Es el Covid-19 una oportunidad para la transformación digital de las pymes en América Latina”. Tesis de grado, Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá. https://repository.unimilitar.edu.co/handle/10654/37985.
Gómez-Luna, Eduardo, Diego Navas, Guillermo Aponte y Luis Betancourt. 2014. “Metodología para la revisión bibliográfica y la gestión de información de temas científicos, a través de su estructuración y sistematización”. Dyna 81 (184): 158-163. https://bit.ly/38kFd7o.
Grijalva Paola, Galo Cornejo, Raquel Gómez, Karina Real y Alejandro Fernández. 2019. “Herramientas colaborativas para revisiones sistemáticas”. Revista Espacios 40 (25): 9-19. http://www.revistaespacios.com/a19v40n25/a19v40n25p09.pdf.
Guardia Crespo, Marcelo. 2020. “Uso de redes sociales por parte de jóvenes, en tiempos de pandemia”. Tesis doctoral, Universidad Católica Boliviana, La Paz. https://bit.ly/3KRB7B6.
Gutarra, Edwin. 2022. “Transformación digital y pandemia: nuevos paradigmas”. Revista Oficial del Poder Judicial 14 (17): 25-53. https://doi.org/10.35292/ropj.v14i17.570.
Huauya, Beatriz. 2021. “Las nuevas prácticas digitales de docentes de cursos artísticos en la educación superior en Latinoamérica a raíz de la pandemia Covid-19: aproximaciones y experiencias”. Revista Internacional de Pedagogía e Innovación Educativa 1 (2): 29-40.
https://doi.org/10.51660/ripie.v1i2.36.
Lauer, Stephen, Kyra Grantz, Bi Qifang, Jones Forrest, Zheng Qulu, Meredith Hannah, Andrew Azman, Nicholas Reich y Justin Lessler. 2020. “The Incubation Period of Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) from Publicly Reported Confirmed Cases: Estimation and Application”. Ann Intern Med 172: 577-582. 10.7326/M20-0504.
Llano Gladys, Jorge Carlozama, Daniel Tipán y Gustavo Tipán. 2021. “La internacionalización en los procesos universitarios: un análisis estructural para universidades de Latinoamérica”. Mendive. Revista de Educación 19 (1): 6-15. 10.15517/REVEDU.V41i1.17952.
Meléndez, Lindon. 2021. “El rol de las redes sociales en la pandemia del Covid-19”. GeoGraphos: Revista Digital para Estudiantes de Geografía y Ciencias Sociales 12 (137): 121-132. http://hdl.handle.net/10045/115424.
Núñez, Rogelio. 2019. “¿Por qué no prospera la innovación en América Latina?”. Accedido febrero de 2022. https://bit.ly/3snQavY.
Organización para la Cooperación y el Desarrollo (OCDE). 2001. Understanding the Digital Divide. París: OCDE. https://www.oecd.org/sti/1888451.pdf.
---. 2020. “E-commerce in the Time of COVID-19”. Londres: OCDE. https://bit.ly/3vVuaKY.
Pardal, José, y Beatriz Pardal. 2020. “Anotaciones para estructurar una revisión sistemática”. Revista ORL 11 (2): 5-16. https://dx.doi.org/10.14201/orl.22882.
Reimers, Fernando. 2021. “¿Cómo puede la universidad contribuir a construir un futuro mejor durante la pandemia de la COVID-19?”. Revista Iberoamericana de Educación 86 (2): 9-28. https://doi.org/10.35362/rie8624690.
Rodríguez, Carolina, y Marían Doninalli. 2021. “Innovando en tiempos de Pandemia”. Revista Uruguaya de Enfermería 16 (2): 1-14. https://doi.org/10.33517/rue2021v16n2a2.
Rothan Hussin, y Siddappa Byrareddy. 2020. “The Epidemiology and Pathogenesis of Coronavirus Disease (COVID-19) Outbreak”. Journal of Autoimmun 109 (102433): 1-4. 10.1016/j.jaut.2020.102433.
Salazar, José. 2021. “Transformación digital, reactivación económica y empleo en América Latina y el Caribe post-Covid-19”. Red Interamericana de Competitividad. Accedido febrero de 2021. https://bit.ly/3vSRdpL.
Universidad Johns Hopkins. 2020. Map of Coronavirus Resource Center. Accedido julio de 2021. https://coronavirus.jhu.edu/map.html.
Wynants Laure, Calster Van, Gary Collins, Richard Riley, Georg Heinze y Ewoud Schuit. 2020. “Prediction Models for Diagnosis and Prognosis of Covid-19 Infection: Systematic Review and Critical Appraisal”. Br Med J 369: 1-24. 10.1136/bmj.m1328.
Zhang, Jiao, Shoucai Wu y Lingzhong Xu. 2020. “Asymptomatic Carriers of Covid-19 as a Concern for Disease Prevention and Control: More Testing, More Follow-up”. Biosci Trends 14 (3): 206-208. 0.5582/bst.2020.03069.
Zhu, Na, Zhang Dingyu, Wang Wenling, Deng Jingdong y Zheng Lu. 2020. “A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China 2019”. N Engl J Med 382: 727-733. 10.1056/NEJMoa2001017.