A educação virtual na Universidade Central do Equador: um novo desafio acadêmico?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32719/25506641.2022.11.6

Palavras-chave:

TIC, virtual, e-learning, aprendizagem colaborativa, COVID-19

Resumo

Esta pesquisa trata da gestão do conhecimento educativo através do emprego de ferramentas proporcionadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), na Universidade Central do Equador (UCE), especificamente na Faculdade de Ciências Administrativas, para analisar como o avanço científico e tecnológico incide na educação superior no contexto da pandemia causada pela COVID-19. O objetivo é analisar o emprego de novas competências apoiadas pelas plataformas educativas virtuais, afim de otimizar o ensino, o aprendizado e a capacidade de autonomia dos estudantes. O estudo é de gênero descritivo pelo enfoque teórico do tema, no que se refere à gestão do conhecimento no âmbito educativo, por outro lado, o uso da tipologia quantitativa deve-se ao manejo de cifras estatísticas e à utilização do método científico, com uma aplicação técnica de estudo de campo através de enquetes. A conclusão é que a gestão do conhecimento, por meio da aplicação das TIC, são o motor de apoio ao ensino–aprendizado, nos momentos atuais, promovendo o desenvolvimento dos docentes, recorrendo ao e-learning, o que conduz a explorar ao máximo as capacidades dos discentes em isonomia de oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Area, Manuel, y Jordi Adell. 2009. E-Learning: enseñar y aprender en espacios virtuales. La tecnología educativa en el siglo XX. Archidona: Aljibe.

Banco Interamericano de Desarrollo (BID). 2020. “La educación superior en tiempos de COVID-19: Aportes de la segunda reunión del diálogo virtual con rectores de universidades líderes de América Latina”. Acccedido: enero de 2021. https://bit.ly/3uA6qZG.

Casal Otero, Lorena, Carmen Fernández Morante y Beatriz Cebreiro López. 2018. “La competencia en TIC del profesorado no universitario”. Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa 5: 22-39. https://doi.org/10.6018/riite/2018/334851.

Castro, Alejandro. 2018. “La educación superior de Ecuador”. Accedido enero de 2021: https://bit.ly/3vU3KXo.

Cedeño, Eva, y José Murillo. 2019. “Entornos virtuales de aprendizaje y su rol innovador en el proceso de enseñanza”. Rehuso: Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales” 4 (1): 119-127. https://bit.ly/3tvZ5s.

Cooperación Económica para América Latina (CEPAL). 2020. “La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19”. Accedido enero de 2021. https://bit.ly/3o1inVK.

EC Consejo de Educación Superior (CES). 2019. Reglamento de Régimen Académico. RPCSO-08-No.111-2019 Accedido febrero de 2021. https://bit.ly/3nYklX0.

Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). 2014. “Metodologías de una guía para el diseño”. Accedido enero de 2021. https://bit.ly/3er8ldv.

Fundación Universitaria Iberoamericana. 2006. Gestión del conocimiento y aprendizaje organizacional. Madrid: Siglo XXI.

García Muñoz, Aparicio, Cecilia Camacho Gómez y María del Carmen Ancona Alcocer. 2012. “El uso de las tecnologías digitales como un proceso educativo en la sociedad del conocimiento”. Etic@net 1 (12): 83-95. https://bit.ly/33ohvBk.

Gómez, Martha Esthela, Leticia Contreras Orozco y Delia Gutiérrez Linares. 2016. “El impacto de las tecnologías de la información y la comunicación en estudiantes de ciencias sociales: un estudio comparativo de dos universidades públicas”. Innovación Educativa 16 (71): 61-80. https://bit.ly/3xWtB2q.

Pérez, Julián, y María Merino. 2017. “Definición de aula virtual - qué es, significado y concepto”. Accedido enero de 2021: https://definicion.de/aula-virtual/.

Sempértegui Ontaneda, Fernando. 2020. Entrevistado por Diego Oquendo. Radio Visión. “Entrevista a rector de la Universidad Central del Ecuador”. En YouTube. Accedido febrero de 2021 https://www.youtube.com/watch?v=4BsLsKfPScs.

Suasnabas, Lenín. 2020. “Calidad de la educación en Ecuador. ¿Mito o realidad? Dominio de las Ciencias 6 (2): 133-157. https://bit.ly/3vQg1fh.

UNESCO. 2008. Declaración mundial sobre educación para todos. Satisfacción de las necesidades básicas de aprendizaje. Accedido febrero de 2021. https://bit.ly/2YrBeRl.

---. 2013. Enfoques estratégicos sobre la TIC en educación en América Latina y el Caribe. Santiago: OREALC / UNESCO. https://bit.ly/33uBDBE.

Universidad Central de Ecuador (UCE) y Dirección de Desarrollo Académico. 2020. “El ciclo del aprendizaje en ambientes virtuales”. Accedido febrero de 2020. https://bit.ly/2SxukqF.

Velandia, Lucy, Luis Gómez, Javier Piragauta y Celio Aros, 2018. Las TIC en la educación. El papel de las TIC en la transformación de la sociedad. Bogotá: Los Libertadores. https://doi.org/10.2307/j.ctv11wjdp.4.

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Morillo Revelo, J., & Morales Puruncaja, I. (2022). A educação virtual na Universidade Central do Equador: um novo desafio acadêmico?. Estudios De La Gestión: Revista Internacional De Administración, (11), 225–247. https://doi.org/10.32719/25506641.2022.11.6
Métricas alternativas