A Corte Constitucional equatorianana governança do risco frente ao COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.32719/25506641.2021.10.1Palavras-chave:
Constitucional, governança, desastres, riscos, COVID-19Resumo
Baseado em um enfoque de governança do risco de desastres, o artigo analisa os ditames da Corte Constitucional frente aos estados de exceção adotados por conta do Covid-19 até novembro de 2020. A análise se divide em dois momentos: a) os primeiros ditames, onde a Corte apresenta precatórias e recomendações; e b) o ditame No. 5-20-EE/20, que impõe um ultimato aos decretos de estados de exceção e exige a adoção de um regime constitucional para responder ao Covid-19; adicionalmente, no último ditame, a Corte Constitucional identifica quadros normativos e institucionais, de caráter constitucional, por meio dos quais se pode gerir a resposta ao Covid-19 uma vez concluído o estado de exceção. No entanto, a Corte também emite uma precatória para a adoção de uma lei que responda à pandemia. Sob um enfoque de governança do risco de desastres, é imperativo adotar um quadro jurídico e institucional para a gestão integral dos riscos de desastres, não somente por conta da situação do Covid-19, mas de forma geral, um regime consti-tucional que permita fortalecer as capacidades e diminuir as vulnerabilidades frente ao risco de desastres. Em todo caso, em futuros ditames constitucionais relacionados a de-sastres, a Corte Constitucional deve levar em consideração os parâmetros internacionais de redução do risco de desastres.
JEL: Q54 Clima, desastres naturais, aquecimento global
Downloads
Referências
Abbott, Felipe. 2020. “Pandemia y derechos humanos”. Anuario de Derechos Humanos 16 (1): 13-15. https://doi.org/10.5354/0718-2279.2020.58139.
Aguilar Andrade, Juan Pablo. 2010. “Entre la retórica de lo nuevo y la persistencia del pasado: la Corte Constitucional y los estados de excepción”. Iuris Dictio 9 (13): 59-89. https://doi.org/10.18272/iu.v9i13.693.
Asamblea General de las Naciones Unidas. 2016. “Report of the Open-ended intergovern-mental expert Working Group on Indicators and Terminology Relating to Disaster Risk Reduction”. A/71/644. Nueva York: ONU. https://www.preventionweb.net/files/50683_oiewgreportenglish.pdf.
Cahueñas, Hugo. 2018a. “Sin ley ni organismo técnico: la institucionalidad de la gestión de riesgo de desastres en la respuesta al terremoto de 2016 en Ecuador”. Foro: Revista de Derecho (30): 51-66. https://doi.org/10.32719/26312484.2018.30.3.
---.2018b. “Eventos naturales convertidos en desastre: cuando la falta de reducción de riesgos vulnera los derechos humanos”. Revista Memoria del Instituto de Democracia y Derechos Humanos de la Pontificia Universidad Católica del Perú. Accedido diciembre de 2020. https://bit.ly/30uBFrF.
---.2020. “Gobernanza del riesgo de desastres frente al COVID-19 en Ecuador”. En Derecho de los Desastres: Covid-19, editado por Sergio García Long, 1149-1173. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú. https://bit.ly/3eobI5s.
Cervantes, Andrés, Mario Matarrita y Sofía Reca. 2020. “Los estados de excepción en tiempos de pandemia. Un estudio comparado en América Latina”. Revista Cuadernos Manuel Giménez Abad (20): 179-206. https://doi.org/10.47919/fmga.cm20.0032.
Comisión de Derecho Internacional (CDI). 2016. Draft Articles on the Protection of Persons in the Event of Disasters. Ginebra: CDI. https://bit.ly/3cnJAwI.
Comisión Interamericana de Derechos Humanos. 2020. “Pandemia y derechos humanos en las Américas”. Resolución 1/2020. Accedido enero de 2021. https://www.oas.org/es/cidh/deci siones/pdf/Resolucion-1-20-es.pdf.
Díaz, Juan Francisco. 2018. “Los procedimientos de emergencia en la contratación pública”. Foro: Revista de Derecho (30): 107-118. https://doi.org/10.32719/26312484.2018.30.6.
EC. 2008. Constitución del Ecuador. Registro Oficial 449, 20 de octubre.
---.2009. Ley Orgánica de Garantías Jurisdiccionales y Control Constitucional. Registro Ofi-cial, Suplemento 52, 22 de octubre.
---.2010. Reglamento de la Ley de Seguridad Pública y del Estado. Registro Oficial, Suple-mento 290, 30 de septiembre.
---.2017a. Código Orgánico de Entidades de Seguridad Ciudadana y Orden Público. Regis-tro Oficial, Suplemento, 21 de junio.
---.2017b. Código Orgánico Administrativo. Registro Oficial, Suplemento 31, 7 de julio.
---.2020a. Decreto Ejecutivo No. 1017, 16 de marzo.
---.2020b. Decreto Ejecutivo No. 1052, 15 de mayo.
---.2020c. Decreto Ejecutivo 1074, 15 de junio.
---.2020d. Decreto Ejecutivo 1126, 14 de agosto. Registro Oficial, Segundo Suplemento 279, 1 de septiembre.
---.2020e. Decreto Ejecutivo No. 1217, 21 de diciembre.
---.2020f. Manual del Comité de Operaciones de Emergencias. Registro Oficial, Edición Es-pecial 318, 7 de febrero.
---.2020g. Resolución No. SNGRE-084-2020 del Servicio Nacional de Gestión de Riesgos y Emergencias. Coordinación General de Asesoría Jurídica, 24 de diciembre.
---.2020h. Comunicado oficial, Secretaría de Comunicación. Accedido enero de 2021. https: //bit.ly/3esGvhn.
EC. Corte Constitucional del Ecuador. 2017. Dictamen Constitucional 006-17-DEE-CC.
---.2020a. Dictamen Constitucional 1-20-EE/20.
---.2020b. Dictamen Constitucional 2-20-EE/20.
---.2020c. Dictamen Constitucional 3-20-EE/20.
---.2020d. Dictamen Constitucional 5-20-EE/20.
---.2020e. Dictamen Constitucional 7-20-EE/20.
---.2020f. Voto concurrente 3-20-EE/20.
---.2020g. Voto salvado 3-20-EE/20.
Gallego, Jorge A., Mounu Prem y Juan F. Vargas. 2020. “Corruption in the Times of Pan-demia”. Documento de trabajo, Universidad del Rosario. Accedido diciembre de 2020. https://bit.ly/3byQsbl.
Munene, Martin Brown, Åsa Gerger Swartling y Frank Thomalla. 2018. “Adaptive Governance as a Catalyst for Transforming the Relationship Between Development and Disaster Risk Through the Sendai Framework?”. International Journal of Disaster Risk Reduction28: 653-663. https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2018.01.021.
Organización de las Naciones Unidas (ONU). 2015. Marco de Acción de Sendai. Nueva York: ONU.
Raju, Emmanuel, y Karen da Costa. 2018. “Governance in the Sendai: A Way Ahead?”. Disaster Prevention and Management: An International Journal 27: 278-291. https://doi.org/10.1108/dpm-08-2017-0190.
Ramírez Arenas, Oduber Alexis, y Ana Yasmín Torres Torres. 2020. “Reseñas sobre el control de constitucionalidad de los decretos legislativos con ocasión a la pandemia del COVID-19”. Biociencias 4 (1): 1-4. https://doi.org/10.2307/j.ctvm7bbnw.9.
Tierney, Kathleen. 2012. “Disaster Governance: Social, Political, and Economic Dimensions”. Annual Review of Environment and Resources 37 (1): 341-363. https://doi.org/10.1146/annurev-environ-020911-095618.