O barroco: forma religiosa do mercantilismo colonial e objeto de desejo
Conteúdo do artigo principal
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos autorais
O autor concede à Procesos o direito de cópia (Copyright©), o que dá permissão irrevogável e ilimitada para usar, distribuir, publicar, licenciar, exibir, gravar, digitalizar, difundir, reproduzir e arquivar o artigo e/ou a apresentação associada, em qualquer formato ou meio, conhecido atualmente ou desenvolvido posteriormente. Com base nisso, caso o autor deseje publicar seu trabalho em outro meio de divulgação não indexado (já que a divulgação indexada não é permitida em outro meio), deverá solicitar autorização expressa da Procesos e, se concedida, deverá mencioná-lo como fonte original da publicação. Nesse sentido, uma vez que o artigo tenha sido aceito para publicação, o autor deverá assinar um Termo de Direitos Autorais e Consentimento antes de sua publicação. Este formulário assinado deve ser enviado ao Comitê Editorial.
Carta de originalidade e cessão de direitos
Procesos: revista ecuatoriana de Historia Equador está licenciada sob aLicença Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0 Internacional License. Criado a partir do trabalho emhttps://revistas.uasb.edu.ec/index.php/procesos.
Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de e-mail inseridos nesta revista são usados exclusivamente para os fins declarados nesta revista e não são fornecidos a terceiros para uso para outros fins.
Referências
Certeau, Michel de. La fábula mística. Siglos XVI-XVII. Ciudad de México: Universidad Iberoamericana, 1994.
Coronel, Valeria. “Arqueología de un cuerpo moral sin Estado: representaciones y prácticas éticas en el gobierno interno criollo”. Memoria y Sociedad, no. 4 (2000): 113- 133.
——. “Familiares ocultos del discurso posmoderno sobre la cultura: utopía colonial y nostalgia fascista”. En Estudios culturales latinoamericanos: retos desde y sobre la región andina, compilado por Catherine Walsh, 243-266. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Ecuador / Abya-Yala, 2003.
——. “Gobierno moral y muerte civil. Formación de una modernidad católica y colonial”. Tesis de maestría. FLACSO Ecuador. 1997.
——. “Los enigmas de la ascética carmelita para el barroco quiteño y el museo en el ejercicio de los derechos culturales”. En 10 años del Museo del Carmen, 8-11. Quito: Fundación Museos de la Ciudad, 2024.
——. “Pensamiento político jesuita y el problema de la diferencia colonial”. En Radiografía de la piedra. Los jesuitas y su templo en Quito, 127-165. Quito: FONSAL, 2008.
——. “Quito babilónico, derecho milagroso y teatro redentor: traducción del mercado colonial en las imágenes religiosas”. Ñawi: Arte, Diseño, Comunicación, no. 6 (2022): 119-134.
——. “Quitumbe: de la narrativa contrarreformista a la genealogía regional de Manco Capac”. Revista Quitumbe, n.o 10 (junio 1996): 31-71.
——. “Santuarios y mercados coloniales: lecciones jesuíticas de contrato y subordinación para el colonialismo interno criollo”. En Los jesuitas y la modernidad en Iberoamérica. 1549-1773, editado por Manuel Marzal y Luis Bacigalupo, 187-225. Lima: Instituto Francés de Estudios Andinos / Pontificia Universidad Católica del Perú / Universidad del Pacífico, 2007.
——, y Luciana Cadahia. “Volver al archivo: de las fantasías decoloniales a la imaginación republicana”. En Teorías de la república y prácticas republicanas, editado por Macarena Marey. Barcelona: Herder, 2021.
Machado de Chaves, Iván. Perfeto confessor y cura de almas. 2 Vol. Barcelona: Pedro Lacavalleria, 1641.
Modos de producción en América Latina, editado por Juan Carlos Garavaglia. Ciudad de México: Cuadernos de Pasado y Presente / Siglo XXI, 1986 [1973].
Powers, Karen. “The Battle for Bodies and Souls in the Colonial North Andes: Intra-ecclesiastical Struggles and the Politics of Migration”, Hispanic American Historical Review 75, n.o 1 (1995): 31-56.