Práticas e significados: a Campanha de Alfabetização de adultos, 1944-1950
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo enfoca a Campanha de Alfabetização de adultos liderada pela União Nacional de Periodistas (UNP) e pela Liga de Ensino de Analfabetos (Grupo LEA), entre 1944 e 1950. Examina-se a campanha como parte dos processos de culturalização e construção de cidadãos na década de 1940. Leitura, escrita, noções de cálculo, práticas cívicas e o espanhol como língua nacional foram alguns dos conhecimentos e valores que a campanha promoveu durante seu curso. Tais saberes deveriam criar um novo sujeito civilizado, digno de ser incorporado à nação e à comunidade política de cidadãos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos autorais
O autor concede à Procesos o direito de cópia (Copyright©), o que dá permissão irrevogável e ilimitada para usar, distribuir, publicar, licenciar, exibir, gravar, digitalizar, difundir, reproduzir e arquivar o artigo e/ou a apresentação associada, em qualquer formato ou meio, conhecido atualmente ou desenvolvido posteriormente. Com base nisso, caso o autor deseje publicar seu trabalho em outro meio de divulgação não indexado (já que a divulgação indexada não é permitida em outro meio), deverá solicitar autorização expressa da Procesos e, se concedida, deverá mencioná-lo como fonte original da publicação. Nesse sentido, uma vez que o artigo tenha sido aceito para publicação, o autor deverá assinar um Termo de Direitos Autorais e Consentimento antes de sua publicação. Este formulário assinado deve ser enviado ao Comitê Editorial.
Carta de originalidade e cessão de direitos
Procesos: revista ecuatoriana de Historia Equador está licenciada sob aLicença Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0 Internacional License. Criado a partir do trabalho emhttps://revistas.uasb.edu.ec/index.php/procesos.
Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de e-mail inseridos nesta revista são usados exclusivamente para os fins declarados nesta revista e não são fornecidos a terceiros para uso para outros fins.
Referências
FUENTES Y BIBLIOGRAFÍA
FUENTES PRIMARIAS
Archivos consultados
Archivo Biblioteca Aurelio Espinosa Pólit (ABAEP).
Entrevistas
Díaz, Grecia y Oswaldo Terán Misle. Grecia fue hija de Aníbal Díaz, antiguo miembro del Partido Comunista. En conversación con el autor. Diciembre de 2022.
Impresos
Boletín Eclesiástico de la Arquidiócesis de Quito. Quito, 1946.
El Comercio. Quito, 1944-1945.
El Telégrafo. Guayaquil, 1934, 1944-1948, 1951, 1954.
Revista de la Unión Nacional de Periodistas. Quito, 1944.
Revista Educación. 1946.
Unión Nacional de Periodistas. Alfabetización y educación de adultos. Quito: Talleres Gráficos Minerva, 1951.
——. Cartilla del Dr. F. Laubach adaptada por la UNP. Quito: Imprenta Gran Colombia, 1949.
——. EI Instituto Ecuatoriano de Investigaciones para Educación de Adultos. Quito: Talleres Gráficos Minerva, 1951.
——. La campaña de alfabetización de adultos en el Ecuador a cargo de la Unión Nacional de Periodistas. Quito: Editorial S, 1948.
——. La UNP en la educación popular ecuatoriana. Quito: La Unión, 1954.
Fuentes primarias publicadas
Ayala Cabanilla, Carlos. “La Liga Alfabetizadora de Enseñanza en los destinos culturales de nuestra ¡patria!, ¿está cumpliendo con su finalidad?”. En Estatuto de la Liga Alfabetizadora de Enseñanza, 8-24. Guayaquil: Imprenta de la Universidad de Guayaquil, 1949.
Asamblea Constituyente del Ecuador 1944-1945, “Ley de Alfabetización”, Pub. L. No. 268 (1945).
Dupouy, Walter. “Actividades de la comisión indigenista venezolana 1958-1959”. B.B.A.A. Boletín Bibliográfico de Antropología Americana (1958): 153-154.
Diario de Debates de la Asamblea Constituyente de 1944. T. III y VI. Quito: Talleres Gráficos Nacionales, 1944.
González, Marco Tulio. Informe a la nación 1944-1946 [Ministerio de Educación Pública]. Quito: Talleres Gráficos Nacionales, 1948.
Vallejo, Gustavo. “Informe del director de la campaña de alfabetización, Sr. Gustavo Vallejo Larrea, a la Asamblea General de la Unión Nacional de Periodistas sobre las labores realizadas de 1944 a 1951”. En Unión Nacional de Periodistas, Alfabetización y Educación de adultos, 3-13. Quito: Talleres Gráficos Minerva, 1951.
FUENTES SECUNDARIAS
Anderson, Benedict. Comunidades Imaginadas. Reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
Bourdieu, Pierre. “Los campos del poder”. Revista Digital BLOGHEMIA, 18 de diciembre de 2021. https://www.bloghemia.com/2021/12/los-campos-del-poder-por-pierre-bourdieu.html.
Dirección General de Estadística y Censos. Primer censo de población del Ecuador: población alfabeta y analfabeta. Vol. V. T. I. Quito: Talleres Gráficos de la Dirección, 1955.
Garcés, Víctor Gabriel. “Consideraciones culturales. Educación indígena”. Revista Casa de la Cultura Ecuatoriana (1945): 89-127.
Korsbaek, Leif y Miguel Ángel Sámano-Rentería, “El indigenismo en México: antecedentes y actualidad”, Ra Ximhai 3, n.o 1 (enero-abril 2007): 195-224.
Lira García, Alba Alejandra. “La alfabetización en México: campañas y cartillas, 1921-1944”. Traslaciones. Revista Latinoamericana de Lectura y Escritura, n.o 2 (2019): 126-149.
López Alfonso, Francisco José. Hablo, señores, de la libertad para todos. López Albújar y el indigenismo en el Perú. Lima: Cuadernos de América sin nombre, 2006.
López Morocho, Luis Rodolfo. “Breve historia de la Educación de Adultos en Ecuador: anotaciones para una genealogía”. 593 Digital Publisher CEIT 6, n.o 4 (julio-agosto 2021): 88-103. https://doi.org/10.33386/593dp.2021.4.615.
Luna Tamayo, Milton. “Las políticas educativas en el Ecuador, 1950-2010. Las acciones del Estado y las iniciativas de la sociedad”. Tesis de doctorado. Universidad Nacional de Educación a Distancia. 2014.
Maiguashca, Juan, y Liisa North. “Orígenes y significado del velasquismo: lucha de clases y participación política en el Ecuador, 1920-1972”. En La cuestión regional y el poder, 89-159. Quito: FLACSO Ecuador / CERLAC / Corporación Editora Nacional, 1991.
Muratorio, Blanca. “Nación, identidad y etnicidad: imágenes de los indios ecuatorianos y sus imagineros a fines del Siglo XIX”. En Imágenes e imagineros. Representaciones de los indigenas ecuatorianos, siglo XIX y XX, 109-196. Quito: FLACSO Ecuador, 1994.
Orquera, Katerinne. “Prensa periódica y opinión pública en Quito: historia social y cultural de diario El Comercio, 1935-1945”. Tesis de doctorado. Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Ecuador, 2020. http://repositorio.uasb.edu.ec/handle/10644/7684.
Ossenbach, Gabriela. “La secularización del sistema educativo y de la práctica pedagógica: laicismo y nacionalismo”. Procesos. Revista Ecuatoriana de Historia, n.o 8 (enero-junio 1996): 33-54. https://revistas.uasb.edu.ec/index.php/procesos/article/view/2088.
Prieto, Mercedes. Liberalismo y temor: imaginando los sujetos indígenas en el Ecuador poscolonial, 1895-1950. Quito: FLACSO Ecuador / Abya-Yala, 2004. https://biblio.flacsoandes.edu.ec/libros/15561-opac.
Quintero, Rafael. El mito del populismo en el Ecuador. Quito: FLACSO Ecuador, 1980.
Rodríguez, Huáscar. “Construyendo una nación?: indigenismo y mestizaje en las políticas educativas bolivianas, 1900-1955”. Tesis de maestría. FLACSO Argentina. 2015. http://repositorio.flacsoandes.edu.ec/handle/10469/8017.
Sinnardet, Emmanuelle. “Nación y educación del Ecuador de los años treinta y cuarenta”. Íconos, n.o 9 (2000): 110-125.
Zhingre, Raúl. La participación conservadora en el programa de Alianza Democrática Ecuatoriana, 1943-2944. Serie Magister. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Ecuador / Corporación Editora Nacional, 2016.