Entre el cine boliviano de los años sesenta y la novela indigenista: un caso de transculturación estética andina
Conteúdo do artigo principal
Resumo
El artículo es un ejercicio de historia cultural que explora la conflictiva relación entre la obra cinematográfica del realizador boliviano Jorge Sanjinés y del grupo Ukamau, desarrollada en los años setenta, y la novela indigenista andina escrita varias décadas antes, en relación a la problemática de la representación del indígena y de su lugar en la comunidad nacional. En esta perspectiva, el trabajo analiza la compleja interacción entre cultura letrada, cinematografía y construcción nacional en Bolivia. El estudio considera el contexto histórico modernizador emprendido por la revolución de 1952 y los ulteriores momentos de este proceso político y social fundamental de ese país andino, situando los desafíos estéticos y políticos que la obra de Jorge Sanjinés debió enfrentar.
Downloads
Detalhes do artigo
Direitos autorais
O autor concede à Procesos o direito de cópia (Copyright©), o que dá permissão irrevogável e ilimitada para usar, distribuir, publicar, licenciar, exibir, gravar, digitalizar, difundir, reproduzir e arquivar o artigo e/ou a apresentação associada, em qualquer formato ou meio, conhecido atualmente ou desenvolvido posteriormente. Com base nisso, caso o autor deseje publicar seu trabalho em outro meio de divulgação não indexado (já que a divulgação indexada não é permitida em outro meio), deverá solicitar autorização expressa da Procesos e, se concedida, deverá mencioná-lo como fonte original da publicação. Nesse sentido, uma vez que o artigo tenha sido aceito para publicação, o autor deverá assinar um Termo de Direitos Autorais e Consentimento antes de sua publicação. Este formulário assinado deve ser enviado ao Comitê Editorial.
Carta de originalidade e cessão de direitos
Procesos: revista ecuatoriana de Historia Equador está licenciada sob aLicença Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0 Internacional License. Criado a partir do trabalho emhttps://revistas.uasb.edu.ec/index.php/procesos.
Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de e-mail inseridos nesta revista são usados exclusivamente para os fins declarados nesta revista e não são fornecidos a terceiros para uso para outros fins.
Referências
Beverley, John. Subalternity and Representation. Arguments in Cultural Theory. Durham, N.C.: Duke University Press, 1999.
Cornejo Polar, Antonio. “La novela inigenista: un género contradictorio”. Texto Crítico 14 (1979): 58-70.
______. La formación de la tradición literaria en el Perú. Lima: Centro de Estudios y Publicaciones, 1989.
______. Escribir en el aire: ensayo sobre la heterogeneidad socio-cultural en las literaturas andinas. Lima: Horizonte, 1994.
Eco, Umberto. “La cultura no está en crisis; es crisis”. Entrevista en la Universidad de Burgos, 2013.
Mariátegui, José Carlos. Siete ensayos de interpretación de la realidad peruana. México: Era, 1979 [1928].
McKeon, Michael. The Origins of the English Novel, 1600-1740. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1988.
Montenegro, Carlos. Nacionalismo y coloniaje. La Paz: Juventud, 1994 [1943].
Quijano, Aníbal. “Colonialidad del poder, cultura y conocimiento en América Latina”. Anuario Mariateguiano 9, n.o 9 (1997): 113-121.
______. “El fracaso del moderno Estado-nación”. En La otra América en debate. Aportes del Foro Social de las Américas, editado por Irene León, 65-72. Quito: Foro de las Américas, 2006.
Rama, Ángel. Transculturación narrativa en América Latina. Buenos Aires: El Adariego, 2008 [1982].
Sánchez, Luis Alberto. América. Novela sin novelistas. Santiago de Chile: Ercilla, 1933.
Sanjinés, Jorge y grupo Ukamau. Teoría y práctica de un cine junto al pueblo. México: Siglo XXI, 1979.
Wood, David M. J. “Indigenismo and the Avant-garde: Jorge Sanjinés’ Early Films and the National Project”. Bulletin of Latin American Research 25, n.o 1 (2006): 63-82.
Zavaleta Mercado, René. “Movimiento obrero y ciencia social. La revolución democrática de 1952 en Bolivia y las tendencias sociológicas emergentes”. En René Zavaleta Mercado: obra completa, tomo I: Ensayos 1957-1974, editado por Mauricio Souza Crespo, 691-726. La Paz: Plural, 2011 [1974].